Qual seu tipo de cabelo?

Existem milhares de tipos de cabelos, mas na hora de identificá-los muitas ficam em dúvida. Independente do seu tipo de cabelo é fundamental aprender a usá-lo de uma forma que te valorize.

Existe uma classificação que foi criada nos EUA e separa cada um dos tipos e categorias, de acordo coma textura do fio. Quanto menor o cacho maior o número dentro da classificação. Vejamos:




O cabelo do tipo 1 é aquele totalmente liso, sem nenhuma ondulação, da raiz às pontas.

- 1A (Fino): Pouco encorpado, muito brilhante e com tendência a ser oleoso e grudado na cabeça. O famoso cabelo escorrido, que não segura nada, nem um grampo! Use produtos leves, para não pesar. Produtos que doam volume também são uma boa pedida.

- 1B (Médio): Possui fios mais encorpados em comparação ao 1A e volume. Na hora de condicionar, o ideal é utilizar produtos leves a alternar com um mais potente e hidratante, para manter o brilho.

- 1C (Grosso): – Os fios são grossos e pesados. Muitas orientais se encontram nessa categoria. É recomendado lavar com frequência utilizando produtos que removam bem a oleosidade da raiz. Para finalizar, reparador de pontas.



Para identificar madeixas onduladas, avalie se a raiz é lisa e os fios formam um ''S'' em vez de espirais. Mulheres que querem cachear mais este tipo de madeixa, precisam de cortes repicados, que ''forçam'' a criação de novos caracóis nos fios.

- 2A (Fino): Costumam ser finos e fáceis de domar. Como são fáceis de manusear, uma opção é amassar o cabelo, para que ele seque com mais ondas.
- 2B (Médio): Os fios desse tipo são mais ásperos e rebeldes e costumam ter mais frizz. Para ajudar a formar ondas, invista em finalizadores em creme ou mousse, que controlam os arrepiados e ajuda na formação de caracóis.
- 2C (Grosso): Esse cabelo é quase cacheado, e, além de ter as mesmas características do 2B, tem mais volume.




Esse tipo de cabelo formam caracóis bem definidos, que parecem ''molinhas''.
- 3A (Cachos Soltos) : Os caracóis são mais abertos e pesados que o 2C, e conseguem manter o brilho. Além de um finalizador leve, produtos fixadores, como gel ou spray estão liberados.
- 3B (Cachos Apertados): Os cachos são menores, em tamanho médio e deixam os cabelos mais volumosos. Por causa disso, tem mais frizz e ponta ressecada, já que o desenho do fio não permite que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue às pontas. Além de finalizadores, use anti-frizz para manter os fios longe dos arrepiados.
- 3C (Cachos Super Apertados): A textura do fio é mais grossa, praticamente crespa. A diferença entre esse tipo de cabelo e os mais encrespados é que ele continua com o desenho do fio mesmo se penteado, mas tem a mesma característica de armar depois de seco. Invista em hidratações, porque quanto mais saudável o cabelo, mais definido ele fica.


A espessura desse fio é como a de um parafuso e crescem paralelamente à raiz. Eles também perde tamanho quando secos e chegam a ''encolher 75% de seu volume real, e por isso precisam de um bom corte para ajudar a ''transmitir'' seu tamanho verdadeiro.
- 4A (Macio): Esse tipo parece com o 3C, mas tem a textura mais grossa. O cacho é estreito, quase imperceptível e quando esticado, fica com formato de ''S''. É uma madeixa opaca e sem definição que precisa de hidratação para ficar mais maleável e fácil de moldar.
- 4B (Seco): Ele tem as mesmas características do 4A, mas a mecha tem um formato em ''Z'' em vez de ''S''. É um cabelo frágil que deve ser estilizado com cuidado. Como é propenso a ressecamento, pomadas são uma opção para esse tipo, porque além de estilizá-los, conseguem levar mais oleosidade às pontas.
- 4C (Sem Forma): Esse gênero é tão crespo e os cachos tão pequenos que são imperceptíveis e sem definição. Os cuidados são praticamente os mesmos do 4B, mas é preciso incrementar a hidratação com óleos capilares e ampolas, porque além de volume, esse cabelo ''nasce para cima'', ou seja, ficar naturalmente armado.
Essa tabela contém os fios individualmente.


E você, já identificou qual é o seu tipo de cabelo?